Gatorade caseiro

Para as pessoas que costumam consumir Gatorade ao praticar atividades físicas, segue abaixo a “minha receita” da versão caseira do Gatorade.

Os seguintes ingredientes são necessários para se fazer 1 litro de Gatorade caseiro:

  • 1 litro de água filtrada
  • 1 limão tahiti
  • 60 g de açúcar (aprox. 50 ml)
  • 1g de sal (aquele sachezinho encontrado em lanchonetes e restaurantes)

Mas como cheguei à esses valores?

Primeiramente, vejamos as informações nutricionais do Gatorade industrializado:

Carboidratos:

Basicamente, o açúcar de mesa é carboidrato puro. Portanto, 60g de açúcar é equivalente à 60g de carboidrato.

Sempre que posso, utilizo açúcar orgânico demerara (pois possui baixo grau de refinamento – conservando as propriedades nutritivas do açúcar mascavo – e é relativamente fácil de ser dissolvido em cafés e outras bebidas). Caso utilize esse açúcar ou o comum mesmo (branco), o volume de açúcar equivalente à 60g é aproximadamente 50ml. Assim, fica mais fácil medir essa quantidade de açúcar utilizando copos que possuem indicações de volume em sua lateral.

Sódio:

Como o sal de cozinha (NaCl) possui 40% de sódio, 1g de sal fornece 400mg de sódio.

Mostrando o porquê dos 40% de sódio do NaCl:

massa_atômica(Na)/(massa_atômica(Na)+(massa_atômica(Cl)) = 23/(23+35,5) = 40%

Potássio:

O uso do limão tahiti é necessário para fornecer a quantidade exata de potássio (110 mg) para se fazer 1 litro de Gatorade. É importante lembrar também que 1 limão tahiti fornece também cerca de 30% da vitamina C necessária para um adulto, fora outras substâncias benéficas presentes nessa fruta.

Cloreto:

Utilizando 1g de sal de cozinha, é fornecido também 600mg de cloreto (ficando 50% acima do fornecido por 1 litro de Gatorade industrializado). Porém, não achei informações que indicassem “excesso” de cloreto como maléfico para a saúde. Pelas informações que li, o principal “vilão” do sal de cozinha é o sódio e não o cloreto.

Em resumo, as vantagens dessa receita caseira é que ela é livre de “aditivos químicos” e outros componentes nocivos à saúde que são adicionados ao Gatorade industrializado, bem como o custo praticamente de graça.

Dica: Esprema o limão apenas momentos antes do treino, visto que a vitamina C de seu suco se degrada com o calor, temperatura e luz.

 

Bons treinos!